top of page

Você sabe o que é Malacologia?

Malacologia é a área da Biologia que estuda os moluscos. Dentro deste ramo, pesquisadores abordam assuntos sobre a taxonomia, morfologia, fisiologia, ecologia, importância econômica, médica e farmacêutica. Os moluscos são classificados como animais de corpo mole, geralmente possuindo uma concha interna ou externa. Tendo como habitat ambientes marinhos, dulcícolas e terrestres. Sendo considerados o segundo maior grupo em espécie do reino animal após os Artrópodes.


O filo Mollusca é composto por oito classes, sendo elas: Caudofoveata, Solenogastres, Polyplacophora, Monoplacophora, Bivalvia, Scaphopoda, Gastropoda e Cephalopoda. Sendo os grupos mais abundantes: Gastropoda, reconhecidos pela gastronomia no consumo de Escargot, e Bivalvia no consumo de lambreta, como também mexilhões e sururu.


Além da importância econômica na gastronomia, os moluscos também são utilizados na produção da pérola, por colecionadores, como inspiração para decorações (uma vez que suas conchas possuem traços, cores e formatos de beleza sublime), na produção de produtos para tratamentos estéticos e terapêuticos, além de contribuírem na área médica com estudo de parasitas e hospedeiros, auxiliando na produção de medicamentos.


Por vezes os moluscos são desvalorizados pelas pessoas, pois algumas espécies podem se tornar pragas destrutivas de plantações e outras hospedeiras de nematóides (vermes endoparasitas causadores de doenças em animais e humanos), mas devemos ressaltar a importância atual e histórica que esses animais nos proporcionam.


No Laboratório de Zoologia 1 da UESB, campus de Vitória da Conquista, desenvolvemos trabalhos de iniciação científica sobre caramujos terrestres, com o objetivo de incentivar a preservação de espécies endêmicas e também informar os danos que o Caramujo Africano (espécie invasora) pode causar na saúde humana.


Atualmente contamos com a orientação da professora Dra. Flávia Borges Santos e com a colaboração dos alunos: Mariano Coelho de Souza, Tacielle Ferreira Macabeu e Tayrine Silva Santos.


Confira as referências desse texto:


Cibele, S.R.C; Rosana, M.R. Invertebrados: Manual de aulas Práticas. Ribeirão preto: Holos editora, 2006.p81

Rev. electrón. vet. http://www.veterinaria.org/revistas/redvet -http://revista.veterinaria.org Vol. 11, Nº 09, septiembre/2010– http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n090910.html. https://www.redalyc.org/pdf/636/63615732009.pdf

SIMONE.L.R. L Histórico da malacologia no Brasil. São Paulo.Rev. Biol. Trop. 51 (Suppl. 3): 139-147, 2003. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/rbt/article/view/26366/26567.


Capa: Foto de um caramujo africano.

Comentarios


bottom of page