top of page

Você sabe o que é Ictiologia?

É o ramo da Zoologia que estuda exclusivamente os peixes. Quando pensamos nesses animais, rapidamente lembramos daqueles comuns em nossa alimentação ou dos famosos peixes de aquário. Contudo, “peixes” é uma definição ampla e muito diversa que inclui peixes ósseos (tilápias, piabas e traíras), cartilaginosos (raias, tubarões e quimeras) e os chamados de sem mandíbula, os agnatos (lampreias e peixes-bruxa). A diversidade desse grupo é tão grande que equivale em número de espécies à mesma quantidade dos outros vertebrados (anfíbios, répteis, aves e mamíferos) juntos! Existem peixes em praticamente todos os ambientes aquáticos, sejam estes ricos ou pobres em nutrientes, o que explica as variadas formas corporais e estratégias adaptativas desses animais.


A Ictiologia é responsável por estudar a morfologia, o comportamento, a reprodução, a alimentação e outros aspectos dos peixes, descobrindo regularmente novas espécies, ampliando o conhecimento taxonômico do grupo, trazendo novas informações para sua conservação e também para a utilização humana, como é o caso da pesca.


Os peixes estão presentes tanto em níveis mais basais da cadeia alimentar, como em níveis superiores, sendo peças importantes para a manutenção do ecossistema em que vivem. Além disso, são agentes transformadores do ambiente que habitam, como os peixes marinhos que se alimentam de corais, transformando o esqueleto calcário destes em areia que irá se depositar no leito oceânico, dando também oportunidade para outros corais e demais seres se desenvolverem.


Além disso, os peixes têm papel fundamental social e econômico, principalmente pelo comércio de sua carne para alimentação humana, visto que a variedade de sabores e texturas das diferentes espécies amplia as opções gastronômicas. Outra importância socioeconômica dos peixes é o comércio ornamental, onde diversas espécies são visadas pelo seu comportamento e beleza, movimentando a economia em torno dos peixes e de equipamentos relacionados à sua criação. A pesca esportiva também é uma atividade de relevância na economia, gerando renda e empregos, além de ter impacto ambiental menor quando comparada com atividades pesqueiras em nível comercial.


No Laboratório de Zoologia da UESB, campus Vitória da Conquista, são desenvolvidos projetos centralizados em peixes de água doce da Bahia e projetos com aquários para educação ambiental em escolas, além de comportar coleções científicas e didáticas de peixes ósseos, cartilaginosos, marinhos e de água doce. Atualmente, a área conta com o trabalho da Professora Drª Flávia Borges Santos e dos estagiários: Beatriz Bento Silva Oliveira, Daniela Rosa dos Santos, Manoel Victor Sala Lima e Mateus do Couto Andrade.


Confira as referências desse texto:

SHIBATTA, O. A.; BENEDITO, E. Osteichthyes – Diversidade Evolutiva e Ecológica. In: BENEDITO, E (Org.). Biologia e Ecologia dos vertebrados. 1. Ed. Rio de Janeiro: Roca, 2018. P.54-85.


Capa: Foto tirada por Sebastian Pena Lambarri via Unsplash

Comments


bottom of page