Os piolhos-de-cobra vivem em ambientes úmidos, são encontrados embaixo de folhas, restos de madeira ou árvores mortas, alimentando-se de matéria orgânica em decomposição (folhas, madeiras e pequenos animais). Desse modo, são vistos em parques, jardins ou até mesmo em vasos de planta no interior das casas. Essas miriápodes vivem em todos os continentes exceto na Antártida e ocupam quase todos os habitats terrestres.
São excelentes trituradores de resíduos sólidos e podem produzir um adubo orgânico que não deixa nada a desejar do composto gerado pelas minhocas.
Piolho-de-cobra não morde, pelo contrário, se você mexer com ele, a reação será apenas se defender, enrolando-se como uma cobra. Talvez venha daí seu nome popular: piolho-de-cobra.
Sua reprodução é sexuada e seus órgãos sexuais encontram-se em um dos segmentos da parte anterior. Nos machos, o órgão sexual trata-se de uma modificação na pata do sétimo segmento e nas fêmeas, uma abertura no terceiro segmento. As fêmeas armazenam espermatozoides na cópula e fecundam os ovos no momento em que os deposita.
Confira abaixo o folder produzido pelos discentes Caroline Pereira Alves, Cleide Brito de Assunção, Deoripe José Rodrigues, Lilian Rocha Araújo e Rafaela Alves Santos para a disciplina Zoologia, ministrada pela prof.ª Flávia Borges Santos no curso de Engenharia Agronômica da UESB de Vitória da Conquista.
Comments