Algumas pessoas, ou talvez muitas, devem se perguntar “ Afinal, o que é Zoologia?”, queridxs, se você chegou a esse site por obra do destino ou não, queremos que saiba que estamos aqui para responder suas dúvidas. Para começar, Zoologia é definida como uma ciência que estuda o Reino Metazoa (ou, como é mais conhecido, Reino Animalia) e dentro desse Reino está a maioria dos animais vivos ou até extintos (o que não é muito raro) que conheçamos. Dentro da Zoologia, estudam-se diversas aspectos dos animais, como a forma do corpo e os sistemas (respiratório, circulatório, excretor nervoso, entre outros), crescimento, desenvolvimento, reprodução, locomoção, comportamento e evolução. E agora se você se perguntar “Quantas espécies desse reino temos no mundo atualmente?”, a resposta seria aproximadamente 7,77 milhões de espécies. Mas não pense que todas essas espécies são conhecidas, pois apenas 1.382.402 já foram catalogadas (sensu Brusca et al 2018), ou seja, ainda há muitos animais que precisam ser conhecidos!
Bom, para tentar organizar e conhecer esse grande número de espécies, a área de Zoologia foi dividida em várias áreas específicas, sendo que na UESB (campus de Vitória da Conquista) temos profissionais que atuam nas seguintes subáreas :
Carcinologia - Responsável por estudar Crustáceos;
Malacologia - Responsável por estudar os Moluscos;
Entomologia - Responsável por estudar os Insetos;
Ictiologia - Responsável por estudar os Peixes;
Herpetologia - Responsável por estudar os Anfíbios e Répteis;
Ornitologia - Responsável por estudar as Aves;
Mastozoologia - Responsável por estudar os Mamíferos;
Agora que você já sabe o que é Zoologia, vamos explicar como ela surgiu. Bom, a Zoologia só surge após o filósofo Aristóteles organizar sistematicamente as espécies animais e avaliar a classificação segundo a similaridade dos grupos. Logo no primeiro século d.C., Plínio, o Velho, estabeleceu ordem dentro dos conhecimentos da Zoologia existente até então, incluindo a descrição de organismos existentes e, também, animais místicos. Porém, após o Renascimento, surgiram os primeiros investimentos ao estudo da natureza e do mundo animal. Nos primeiros passos, a dissecação surgiu como técnica favorável ao entendimento de aspectos estruturais dos seres vivos.
Na Idade Moderna, cresceram as explorações geográficas e, com isso, o conhecimento de “novos animais”. Em 1794, George-Louis Leclerc, conde de Buffon, iniciou suas publicações acerca da Zoologia conhecida até então.
A Zoologia ganhou, assim, mais renome quando Lineu implementou como sistema de classificação a nomenclatura binomial (botânica e zoológica), atribuindo um nome científico formado por dois termos latinos, sendo o primeiro referente ao gênero e o segundo a espécie, agrupando as espécies segundo parentescos. Após isso, novas descobertas auxiliaram na compreensão das pesquisas biológicas, como a invenção do microscópio, que permitiu a percepção de características não visíveis a olho nu, bem como novos organismos imperceptíveis devido aos pequenos tamanhos.
Em 1809 Jean-Baptiste Lamarck, propõe uma teoria sobre transformismo, destacando que características adquiridas eram hereditárias. No entanto, a ideia de Lamarck foi rebatida no século XIX até que Alfred Russel Wallace e Charles Darwin propuseram suas “soluções evolutivas” para o entendimento das características das espécies a partir dos fundamentos da zoogeografia (Wallace) e deu a explicativa de como surgiram e evoluem as espécies, a partir da observação e coleção de diversos organismos em suas viagens (Darwin). E desde então, os estudos em Zoologia tiveram diversos avanços!
Para finalizarmos este post, nós não poderíamos deixar você sair daqui sem conhecer um pouquinho de nós, afinal para que esse conteúdo seja bem produzido e com qualidade existem pessoas que se dedicam para entregar um ótimo conteúdo para você, carxs amigxs! Esse projeto é desenvolvido por alunos e professores do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - campus de Vitória da Conquista. Atualmente, nesse campus, são desenvolvidos aproximadamente nove projetos de pesquisa em diversas subáreas da Zoologia (Entomologia, Herpetologia, Ictiologia, etc.). Um dos nossos principais objetivos com esse site é aproximar vocês, leitores, e toda a sociedade à Universidade, para que possam saber o que estamos produzindo nela. Acreditamos também que é um dever de toda Universidade dar um retorno à população, para que o conhecimento seja ampliado, popularizado e nunca elitizado! Espero que tenham gostado desse post! Um abraço virtual e esperamos vocês na nossa próxima publicação :).
Confira as referências desse texto:
BRUSCA, Richard C.; MOORE, Wendy; SHUSTER, Stephen M. Invertebrados. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1252 p.
NEIVA, Arthur. ESBOÇO HISTÓRICO SOBRE A BOTÂNICA E ZOOLOGIA NO BRASIL. 1929. Soc. Impressora Paulista: São Paulo. 143 p.
Sem autor. Zoologia. BioMania. Disponível em: < https://biomania.com.br/artigo/zoologia#:~:text=A%20zoologia%20n%C3%A3o%20existiu %20como,segundo%20o%20grau%20de%20semelhan%C3%A7a > Acesso em: 21, setembro, 2020.
Capa: Foto de um jaguar, animal símbolo do Brasil, tirada por Max van den Oetelaar e publicada no Unsplash.
Commentaires