Já parou para observar a diversidade de aves próximas a sua casa? Tenha certeza que se parar só por alguns minutos certamente verá uma diversidade, principalmente se tiver uma área conservada ou uma pracinha com uma simples árvore. Depois de um simples estudo sobre esse grupo tão fantástico, é encantador com vai observar que o bando de pardais tão comumente encontrado nos centros urbanos, sempre acordam às 5h da manhã, notara eles fazendo novos ninhos no telhado ao lado, ou que o bem-te-vi empoleirado no alambrado da quadra encontrou um parceiro para cantarem juntos.
Se fossemos parar para falar sobre tantas espécies de pássaros, iríamos demorar várias horas e, acredite, ainda não teríamos chegado nem na metade de aves descritas atualmente. Vamos aos números?!
De acordo Ribeiro & Silva (2007), a América do Sul destaca-se por possuir a mais rica avifauna do planeta! São estimadas mais de 2.950 espécies de aves na América do Sul, das quais mais de 1.796 são descritas como residentes e/ou visitantes do Brasil. E quem vocês acham que é responsável por estudar esse tanto de aves? Se você responder o ornitólogo, estará corretíssimo!
A Ornitologia é um dos ramos da Zoologia que se dedica ao estudo das aves viventes e extintas, destacando seus componentes fisiológicos, ecologia, modo de vida, reprodução, alimentação, distribuição geográfica, peculiaridades dos grupos e as suas distinções classificando-as em espécies, gêneros e famílias. Simplesmente maravilhoso!
Se você, meu caro leitor, está achando que para admirar um pouco mais da beleza das aves é necessário ser um ornitólogo renomado, isso não é preciso. Podemos sim conhecer um pouquinho mais das espécies próximas da nossa casa. Quer saber como? Temos um site incrível chamado https://www.wikiaves.com.br/ em que milhares de admiradores e observadores de aves fazem belíssimos registros de aves de todo o Brasil! Portanto, não perca tempo e faça logo uma visita nesse site para conhecer as espécies e um pouco mais de suas descrições. A atividade de observar aves (birdwatching) é chamada carinhosamente de passarinhar, podendo ser feita individualmente ou em grupo, para fins de pesquisa científica ou para fins de lazer. Sem contar que essa encantadora atividade ainda contribui para a conservação dos ambientes naturais e incentiva a educação ambiental.
É importante destacar que passarinho é pra ser livre, não admitimos gaiolas, venda ou compra de aves silvestres! Isso é crime! Você sabia que o Brasil atualmente está na 2° posição mundial de aves ameaçadas de extinção? São dados alarmantes do Renctas (2018) mas esse é um assunto que pretendemos abordar com vocês mais pra frente. Ao longo das nossas postagens esperamos trazer conhecimento e curiosidade para essa área de estudo.
E, só pra finalizar, se você pudesse ser uma ave, qual seria sua escolha? Eu seria uma ave chamada Guira guira, popularmente conhecida como anu-branco. Um pouco escandalosa na vocalização mas tem um topete charmosinho e cuida muito bem do seu bando familiar.
Abraços e até a próxima!
Referências:
RENCTAS. Ambientebrasil – Tráfico de Animais Silvestres. Brasília – DF, 2018. Disponível em: <http://www.renctas.org.br/ambientebrasil-trafico-de-animais-
silvestres/>. Acesso em: 29 jan. 2019.
RIBEIRO, L. B.; SILVA, M. G. O comércio ilegal põe em risco a diversidade das aves no Brasil. Revista: Ciência e Cultura. v. 59, n. 4, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v59n4/a02v59n4.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2019.
Capa: foto de um Canário-da-Terra, tirada por Cleiton Guimarães.
Comments